Elastômeros

Somos especialistas na fabricação silicone, peças técnicas de borracha e peças industriais, com ou sem insertos.

Elastômeros

A

principal característica da Indiana Borrachas está em desenvolver e produzir peças técnicas de borracha para segmentos de mercado que exigem alto nível de responsabilidade relacionado aos aspectos de segurança e qualidade.

Desenvolvemos peças técnicas especiais, mediante amostra ou desenho, seguindo normas e especificações. Peças seriadas ou especiais para a indústria em geral, fornecidas com ou sem insertos metálicos. Fabricamos também diversos tipos de borracha e silicone, com as mais variadas propriedades. Atualmente, disponibilizamos mais de 1000 ferramentas prontas para uso, produzindo uma diversidade de peças técnicas.

A escolha da borracha base para a execução de uma formulação é fortemente determinada pelo comportamento pretendido no que respeita ao amortecimento, à rigidez, à resistência a temperaturas elevadas ou baixas, à resistência a óleos, à resistência ao ataque químico e por algumas das características apresentadas após envelhecimento.

Todas as peças fabricadas pela Indiana Borrachas passam por rigoroso controle na linha de produção, desde a preparação dos compostos de borracha até o acabamento da peça e sua entrega final ao cliente.

Tubos

Os Tubos de Borracha podem ser aplicados em diversos segmentos e nos mais diversos elastômeros, cores, durezas para atender as necessidades do cliente.

Perfis e Cordões

Perfis e Cordões de borracha são utilizados em diversas aplicações: vedação de portas, máquinas, amortecimento, absorção de impactos, vibrações de máquinas e acabamento de produtos, e sua fabricação pode ser feita em Perfis Sólidos e Esponjosos.

Silicone

A borracha de silicone é um material usado nas indústrias e em equipamentos, que trabalham com altas e baixas temperaturas, utilizado em vedações para estufas, fornos e autoclaves nas Indústrias Frigoríficas, Alimentícia, de Laticínios e Refrigeração.

Borracha Natural

A borracha natural (Poli Isopreno) é umas das borrachas mais utilizadas nas aplicações industriais e na fabricação de placas e amortecedores de borracha. Possui excelente resistência à resiliência, rasgamento, abrasão e aos ácidos diluídos. Possui, também, excelente aderência à metais. É utilizada em vários setores, como na indústria metalúrgica, portas de painéis, indústria automobilística, carrocerias, tampas de caixas e uso em geral.

Viton

Viton por extrusão (Fluorocarbono) é um elastômero muito utilizado no revestimento de cilindros nas indústrias químicas, petroquímicas, evaporadores de usinas, entre outras. Apresenta excelente resistência no trabalho com ácidos nitrílicos concentrados, sulfúricos concentrados, clorídricos, cítricos e concentração de até 85% de etílico. Resiste também a altas temperaturas, óleos e graxas.

SBR

A borracha de Estireno-Butadieno, SBR, é uma borracha sintética, que foi desenvolvida para substituir a borracha natural. É uma das borrachas mais utilizadas nas aplicações industriais. Possui baixa deformação, alto grau de vedação. É utilizada em vários setores: indústria metalúrgica, portas de painéis, indústria automobilística, carrocerias, tampas de caixas e uso em geral.

Peças Neoprene

Neoprene é um elastômero, composto de borracha de policloropeno. Possui excelente capacidade isotérmica, apresenta boas características mecânicas, ótima elasticidade a temperaturas da ordem dos -40º, além de serem muito pouco inflamáveis e apresentarem uma boa resistência a temperaturas da ordem dos 100º, ou por breve períodos, de 120º. Seu uso é recomendado no revestimento de peças, cujo trabalho exija alta resistência à ruptura e abrasão e possui também boa performance no trabalho com ácidos diluídos.

Poliuretano

Poliuretano é caracterizado por ser um material super leve. Essa característica lhe confere uma vasta possibilidade de utilização.
Poliuretano também é conhecido como a borracha do futuro, tem maior resistência mecânica, agregando melhor custo x benefício. Podemos encontrar o Poliuretano em diversos formatos, normalmente utilizado na forma rígida.

Nitrílica

Tem como característica uma excelente resistência a derivados de petróleo, graxas, óleos e alguns solventes.
Esta resistência refere-se à capacidade do produto vulcanizado em conservar suas propriedades físicas originais tais como : módulo, tensão de ruptura, resistência à abrasão e estabilidade dimensional, quando em contato com óleos e combustíveis de modo geral.